Método Contracetivo Injetável

13-10-2014 20:33

Publicado por: Micaela Neves nº 21

O método contracetivo injetável, consiste numa injeção de hormonas que aumentam a espessura do muco cervical da mulher, favorecendo a criação de um ambiente hostil à passagem de espermatozóides, assim impossibilitando a fecundação. Para além desta função, através da ação das diversas misturas de hormonas caracteristicas de cada tipo de injeção (gestagénios ou estrogénios e progesteronas) , esta pode também inibir a ovulação.

No geral, existem dois tipos de administração destas injeções:

Mensal: deve ser feita uma injeção a cada mês no consultório do ginecologista;
Trimestral: tem a duração de 3 meses, sendo que a dose deve ser reforçada no final desse tempo no ginecologista.

Alguns nomes destas injeções hormonais são: Mesigyna, Cyclofemina ou Ciclovular.
Este método contracetivo é bastante eficaz, mostrando uma percentagem de sucesso de cerca de 99%, apenas se verificando casos de insucesso em más técnicas de injeção.

(*) não é recomendado para mulheres fumadoras, pois pode trazer algumas complicações para a saúde a nivel de pressão sanguínea. Também deve ser evitado o uso por mulheres que tiveram trombose, glaucoma, problemas cardiovasculares, hepatites, hipertensão, neoplastias, diabetes, entre outros. O uso em períodos de amamentação pode prejudicar a produção de leite.

Fontes consultadas:

  • https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=794
  • https://www.infoescola.com/sexualidade/metodos-anticoncepcionais/
  • https://www.tuasaude.com/metodo-contraceptivo-injetavel/
  • https://www.bayerpharma.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/contracepcao/metodos-hormonais/contraceptivos-injetaveis-mensais/index.php