Implante Subcutâneo
Publicado por: Micaela Neves
O implante subcutâneo, comercializado como Implanon, é um implante sintético libertador de hormonas semelhantes à progesterona (etenogestrel) que é normalmente implantado no antebraço com anestesia local através de uma microcirurgia. O implante pode ser sentido através da pele. Esta hormona sintética atua na inibição da ovulação, impedindo assim a gravidez. Tal como todos os métodos contracetivos quimicos, o implante subcutâneo não previne DST's (doenças sexualmente transmissiveis). Quando devidamente aplicado e acompanhado, o implante subcutâneo é eficaz durante 3 anos.
Indicações: mulheres saudáveis entre os 18 e os 40 anos.
Colocação do implante: O implante subcutâneo deve sempre ser recomendado e inserido por um profissional. É inserido durante os primeiros 5 dias da menstruação. O implante é inserido na parte anterior do antebraço no braço direito ou esquerdo (dependendo se a mulher é esquerdina ou destra), com o auxilio de um instrumento esterilizado e anestesia local.
Eficácia: 99%
Fertilidade: após o implante ser removido, prevê-se que a fertilidade da mulher volte dentro de 1 a 2 meses.
(*) Todos os contracetivos hormonais, principalmente as pílulas combinadas, que contêm estrogénios e progesteronas, aumentam o risco de cancro da mama. Após a interrupção do contracetivo o risco diminuí. No caso de pílulas ou dispositivos contendo apenas progesteronas os riscos são menores.
Fontes consultadas:
- https://www.dicasdemulher.com.br/anticoncepcionais-de-longa-duracao/
- https://farmaceutico.com.sapo.pt/implante.html
- https://www.procuromaissaude.com/2013/05/vantagens-e-desvantagens-do-implante.html