Dúvidas mais comuns acerca da pilula do dia seguinte

15-10-2014 12:59

Informação publicada por Luciana Valentim .

 Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/saude-mulher/pilula-dia-seguinte-tire-suas-duvidas-792839.shtml

  Pode causar efeitos colaterais? 

Sim. O mais frequente deles é a alteração no ciclo menstrual e do tempo de ovulação. Em outras palavras, vai ficar impossível calcular seu período fértil e o dia da sua menstruação. Além disso, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos são sintomas comuns. No caso de vômito ou diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida. Quem tem organismo sensível a medicamento e está tomando a pílula com indicação médica deve pedir a indicação de um remédio contra enjoos para tomar ao mesmo tempo. 

 

Existe contraindicação? 

A pílula é contraindicada para quem sofre de alguma doença hematológica (do sangue), vascular, é hipertensa ou obesa mórbida. Isso porque a grande quantidade de hormonas pode provocar pequenos coágulos no sangue que obstruem os vasos. 

 

Posso trocar o preservativo pela pílula? 

Nem pensar nisso! A pílula deve ser tomada apenas quando o método contracetivo escolhido falha. Além de apresentar efeitos colaterais muito mais severos que a pílula comum, e ser bem mais cara, o contracetivo de emergência não a protege das doenças sexualmente transmissíveis. Contra elas, só está protegida usando o preservativo. 

 

A pílula do dia seguinte é também um método contracetivo? 

Não. Como o próprio nome diz, ela deve ser usada em casos excecionais e não como um anticoncecional de rotina, como muitas mulheres fazm. A dose alta de hormonas do medicamento, cerca de 20% a mais do que o existente, aumenta o risco de efeitos colaterais. 

 

Mesmo tomando esta pílula é possível engravidar? 

Sim. Como em todos os métodos, há o risco de falhar.

 

O uso pode afetar o aparelho reprodutor? 

Pode. A curto prazo causa uma verdadeira revolução na produção hormonal da mulher. Já, a longo prazo, depende da quantidade de vezes que a pílula do dia seguinte foi usada. Quanto mais, maiores os riscos. Caso ocorra a gestação ectópica, a mulher poderá perder uma trompa e isso dificultará uma futura gestação. 

 

Ao utilizá-la, estarei protegida até a chegada da menstruação? 

Não. Terá se protegido somente da relação que aconteceu antes de ter tomado a pílula.